Skip to content

Serviços Hidráulica

Abastecimento de Água

Os sistemas de abastecimento de água podem ser diferenciados em sistemas públicos e sistemas prediais.

Os sistemas prediais, além do fornecimento de água fria, tratam igualmente da produção e distribuição de água quente sanitária, bem como das redes de combate a incêndio.

De um projeto de abastecimento de água faz parte a definição dos traçados e respetivo dimensionamento de tubagens, órgãos e equipamentos.

Drenagem de águas residuais

As águas residuais são classificadas em função da origem e da qualidade da água. De modo geral são diferenciadas, no domínio da Engenharia Civil, em águas residuais domésticas, águas residuais industriais e águas residuais pluviais.

Esta disciplina trata da definição do traçado da rede de tubagens que recolhe e conduz os efluentes até ao seu destino final, bem como do dimensionamento dos órgãos que compõe os sistemas de drenagem.

Por destino final entende-se, idealmente, um coletor público de drenagem; no entanto, nas situações em que é inviável a entrega a um sistema público, seja por inexistência ou distanciamento em relação ao local em estudo, torna-se necessário adotar sistemas autónomos de tratamento. As águas residuais industriais e pluviais, por vezes, carecem de órgãos complementares de tratamento, no sentido de reter contaminantes específicos associados, por exemplo, a um determinado tipo de atividade.

As águas pluviais diferenciam-se das restantes por conterem uma reduzida carga poluente, sendo recolhidas e transportadas através de uma rede independente.

Atualmente privilegia-se, cada vez mais, soluções de drenagem que promovam o escoamento natural, seja encaminhando a água para locais onde possa recarregar aquíferos ou para linhas de água preexistentes. Assim, um projeto de drenagem pluvial de um edifício desempenha um papel importante na gestão da drenagem urbana, contendo as descargas para a rede pública, contribuindo para o controlo de cheias.